Blog!
Classe Contábil é fundamental para a sobrevivência dos negócios
A economia mundial vai enfrentar desafios ainda desconhecidos, um vírus atinge a humanidade na sua maior fragilidade: a saúde. Para além disso, provoca impactos ainda incalculáveis para a economia do planeta e, certamente, para sua população.
Defender a saúde das pessoas é a prioridade no momento, sem dúvida alguma, porém, simultaneamente, é necessário refletir e planejar sobre o antídoto para que esse vírus não seja avassalador ao contaminar também a saúde das empresas.
Defendemos que, para enfrentar os nefastos efeitos práticos que a quarentena horizontal já tem gerado sobre a atividade econômica do País, das empresas e das pessoas, neste momento, deve prevalecer a união e a soma de forças, que, atrelados, serão indispensáveis para manutenção dos negócios.
Diante dessas projeções, planejar, desde agora, como se dará a resistência para a retomada econômica é primordial. A saúde financeira das empresas depende desse trabalho, e a classe contábil é, e será ainda mais, imprescindível para isso.
Poderia afirmar que o remédio para a debilidade das finanças das empresas exige o preparo profissional do contador para frear o descompasso financeiro no caixa.
Se o cenário é de guerra, devemos analisar as armas disponíveis.
Neste caso, as medidas anunciadas pelos governos são as ferramentas a serem usadas da melhor forma possível, entre elas, a prorrogação do vencimento de tributos, a flexibilização das leis trabalhistas e também o acesso ao crédito, sempre alinhadas a um bom fluxo de caixa projetado.
Para tanto, é oportuno usar a cautela, o bom senso e o amplo conhecimento no histórico das empresas e na capacidade de regeneração dos negócios.
DEIXE SEU COMENTÁRIO